Quantcast
Channel: Zona livre » Microsoft
Viewing all articles
Browse latest Browse all 4

Jornada da Microsoft no mundo Linux

$
0
0

Parece uma grande piada para quem está desatento. Falo isto porque a rival Microsoft sempre foi rotulada de lado negro do mundo de software. Não por acaso. As licenças de uso sempre foram bem controversas. Você tem a concessão de uso, ao invés da liberdade para alterar o que lhe convier.
Mas acontece que a Microsoft resolveu nos últimos tempos compartilhar seu conhecimento, e principalmente, aprender com a comunidade de software livre. Para suportar diversos sabores de Linux, no seu virtualizador Hyper-V, ela se imbuiu de auxiliar no desenvolvimento do núcleo do Linux, versão 3.0, chegando a ser considerada uma das cinco empresas que mais compartilham com o código em 2011.
O evento promovido pela Linux Foundation, o Collaboration Summit, terá uma apresentação da Microsoft com dois responsáveis pela integração de projetos da Microsoft e notadamente os esforços do Hyper-V com o mundo do software livre. Interessantíssimo notar, quais foram os benefícios diretos em drivers fornecidos pela Microsoft:
• Melhor estrutura dos drivers, com reduções de até 60% da quantidade de linhas de código;
• Aumento de desempenho significativo;
• Base sólida para suportar novos hardwares.

Também são curiosas as lições aprendidas:

• A árvore de desenvolvimento do kernel (staging tree) não é um local para mudanças estruturais de arquitetura;
• Desenvolvedores de software livre ativos não se preocupam nem um pouco com os deadlines das companhias;
• Você precisa ser extremamente responsável com a comunidade (credibilidade).

Isto além de ser um alento para os desenvolvedores, demonstra que a Microsoft tem sim, muito que aprender com a comunidade de software livre e o benefícios são mútuos.


Viewing all articles
Browse latest Browse all 4

Latest Images

Trending Articles





Latest Images